fbpx

12 Vantagens do Mercado Livre de Energia

Atualmente, com o Mercado Livre de Energia, muitas empresas estão adquirindo energia elétrica com custos mais vantajosos, melhorando suas estratégias comerciais, eliminando bandeiras tarifárias e fugindo da volatilidade de aumentos em sua conta de luz.

Elencamos abaixo as 12 vantagens que sua empresa pode obter quando decidir migrar para Mercado Livre de Energia:

1. LIVRE ESCOLHA DO FORNECEDOR

Sua empresa tem livre opção de escolher seu fornecedora de energia, negociar com ele o preço que deseja pagar, definir períodos de contratação e discutir ainda eventuais flexibilidades conforme a necessidade de sua empresa.

A competitividade entre geradores e comercializadores de energia é fundamental para a redução de preços e sua empresa é quem ganha com este modelo de negócios.

2. ISENÇÃO DE BANDEIRAS TARIFÁRIAS

Desde o ano de 2015, as contas de energia implantaram o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que apresenta as seguintes modalidades: verde, amarela e vermelha, e indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia repassada ao consumidor final.

Apesar da conta de luz ficar mais transparente e possibilitando ao consumidor criar condições de usar a energia elétrica de forma mais consciente, para as empresas significam oscilações indesejadas e não previstas nos valores de seu caixa, atrapalhando o seu planejamento financeiro.

A vantagem do Mercado Livre de Energia é que, como as bandeiras tarifárias foram criadas como forma de auxílio às distribuidoras pelo alto valor de compra de energia em alguns momentos, neste mercado, as bandeiras tarifárias não são aplicadas.

3. PREVISÃO ORÇAMETÁRIA

As empresas participantes do Mercado Livre de Energia conseguem negociar antecipadamente contratos com períodos mais longos de compra de energia elétrica. No mercado regulado, a previsão de gasto com energia torna-se uma atividade complexa, uma vez que os cálculos de reajuste e revisão tarifárias são difíceis de se prever, além de sofrerem fortes intervenções políticas pela energia ser um bem comum.

Além de preços mais vantajosos este modelo permite aos gestores financeiros planejar seus fluxos de caixa e tornar suas despesas o mais previsível possível.

4. DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS COMERCIAIS

Boa parte dos fornecedores de energia possuem em uma relação estratégica com seus clientes, atuando muitas vezes como analistas de negócios e buscando a aquisição de contratos com menor custo de energia para seus clientes.

Assim, as empresas participantes do Mercado Livre de Energia, principalmente as do setor da indústria, conseguem criar estratégias comerciais diferenciadas junto a formação de preços de seus produtos e se destacando de concorrentes que ainda estão no mercado cativo.

5. GERENCIAMENTO DA ENERGIA ELÉTRICA COMO MATÉRIA-PRIMA

O setor industrial atualmente é o que mais demanda e movimenta o Mercado Livre de Energia, e assim como existe a liberdade de escolha de fornecedores junto a aquisição de matéria-prima para fabricação de seus produtos, o mesmo modelo passa a ocorrer com a energia elétrica destas fábricas, que pode muitas vezes fazer parte do MRP (Material Resourcing Planing) das empresas.

Com a flexibilidade existente para negociar preços e período de contratação (de curto a longo prazo), é possível reduzir e gerenciar de forma mais eficiente toda a cadeia do processo produtivo destas indústrias.

6. SEM DISTINÇÃO DE TARIFA PONTA E FORA DE PONTA NO FORNECIMENTO DE ENERGIA

O consumo de energia elétrica varia ao longo do dia. No período da madrugada o consumo é sempre mais baixo pois a população no geral encontra-se dormindo e os equipamentos das empresas desligados.

Devido a esta oscilação foram criadas as “Tarifas de Ponta” e “Fora de Ponta”, com o objetivo e estimular o consumo de eletricidade nos de menor consumo (Fora de Ponta) e que possuem menor custo de energia.

No Mercado Livre de Energia, as empresas participantes não estão sujeitas a um preço maior no horário de ponta.

7. PREÇOS MAIS COMPETITIVOS

Os preços da energia elétrica são bem mais competitivos no Mercado Livre quando comparados com o mercado regulado. Esta condição se dá devido à livre negociação entre as partes (consumidores e comercializadoras), onde a redução poderá variar entre 20 a 30% (número estimado), chegando em alguns casos à 35%.

Grafico mtcenergy

8. ENERGIA PARA EMPRESAS DO MESMO GRUPO

É permitida para as empresas que participam do Mercado Livre de Energia a chamada Comunhão de Carga, que ocorrerá sempre quando as empresas consumidoras estiverem sob um mesmo CNPJ ou localizados numa mesma área contínua.

Neste caso, é permitida efetuar a somatória das cargas consumidas entre as empresas do mesmo grupo, permitindo uma melhor negociação com fornecedores de energia.

Leia também: Como suas filiais podem reduzir o valor da conta de luz através do Mercado Livre de Energia.

9. ADEQUAÇÃO DA COMPRA DE ENERGIA AO PROCESSO PRODUTIVO

Os benefícios na busca da eficiência e consumo consciente de energia elétrica industrial são diversos, seja para a empresa, colaboradores ou para a sociedade.

Indústrias que implantam metodologias para a melhor utilização de energia elétrica, possuem uma linha de produção mais eficientes, fator este que é determinante para a maior competitividade no mercado frente aos seus concorrentes.

O Mercado Livre de Energia reduz para perto de zero o número de paradas inesperadas na linha de produção pela falta de energia elétrica, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de produção.

10. CONTRATAÇÃO DE FONTES RENOVÁVEIS

Promover as soluções e os investimentos para o consumo de energia produzida por fontes renováveis (sem carbono), incentivará a solução de centenas de desafios ambientais em todo o planeta.

Compartilhar suas tecnologias ou tornar de conhecimento do mercado que sua empresa compra energia através do Mercado Livre Energia, é bem visto pela sociedade e pelos seus clientes, que se fidelizam e cada vez mais procuram consumir produtos de empresas engajadas com o meio ambiente.

Leia também: Fontes de Energia Renováveis uma excelente opção para sua empresa.

11. EXTREMA RELEVÂNCIA PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA

O Mercado Livre de Energia é importante para a competitividade das indústrias.

Com a queda na demanda e investimentos feitos em anos anteriores, a oferta de energia limpa está maior, o que tem tornado os preços mais acessíveis.

Com estes preços favoráveis os consumidores que possuem acima de 500 kW de demanda contratada podem contratar energia com preços podendo chegar em alguns casos a cerca de 35% menores que os das distribuidoras.

Atualmente, 32% da energia consumida no Brasil é negociada no mercado livre de energia, mas se olharmos para a indústria, 83% do consumo é proveniente do mercado livre, o que mostra a grande atratividade deste mercado.

12. TENDÊNCIA ECONÔMICA MUNDIAL

Diversos países no mundo já possuem mercado totalmente aberto, como é o caso da Alemanha, Reino Unido, Japão e EUA, de forma que até moradores residenciais podem escolher livremente o fornecedor de energia.

No Brasil existe esta mesma tendência, anualmente, até 2024, o limite que diferencia Consumidor Livre e Consumidor Especial irá reduzir até que esta diferença não exista mais, de forma que qualquer consumidor com demanda contratada acima de 500kW já será considerado Consumidor Livre.

Em 2024 será apresentado pelo governo um plano para total abertura do mercado, indicando como será o funcionamento para demandas contratadas abaixo de 500kW, e também para consumidores de baixa tensão e residenciais, fazendo com que em algum momento, todos estejam compulsoriamente no Mercado Livre de Energia.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Open chat