fbpx

O que é o Mercado Livre de Energia?

Descubra o caminho que sua empresa precisa seguir para entrar no mercado livre de energia.

Diferenças entre Mercado Cativo e Mercado Livre de Energia 

No Brasil o Setor Elétrico Brasileiro é dividido em alguns segmentos que compõem toda a cadeia de energia elétrica do nosso país, onde no final desta cadeia está o consumidor final, seja ele uma pessoa física ou jurídica.  

Alguns destes fornecedores de energia podem operar em dois ambientes de contratação de serviços de fornecimento de energia: o Mercado Cativo e o Mercado Livre. 

As diferenças entre mercado cativo e livre são somente no mundo contratual, de forma que o fluxo de fornecimento de energia permanece exatamente o mesmo, e criando dois ambientes de contratação de energia.

Mercado Cativo de Energia 

O Mercado Cativo ou Ambiente de Contratação Regulada – ACR é o seguimento paralelo ao Mercado Livre o qual os consumidores finais são atendidos pelas distribuidoras de energia brasileiras.  

Estas distribuidoras de energia possuem uma concessão governamental que as permitem vender energia em determinadas regiões no Brasil. 

Mercado Livre  

A compra, ou aquisição de energia, pode ser efetuada pelos consumidores diretamente das diversas comercializadoras ou geradoras  existentes no mercado, um exemplo é o da MTC ENERGY, que oferta contratos bilaterais com condições livremente negociadas como: preço, prazo, volume e etc. 

Saiba mais em: https://www.mtcenergy.com.br/mercado-livre-de-energia  

Modelo de pagamento de contas 

No mercado cativo, a conta é paga somente para a distribuidora de energia que repassa mensalmente ao consumidor o custo da energia assim como o custo pela sua distribuição.  

Já o consumidor do Mercado Livre de Energia passará a ter algumas obrigações financeiras adicionais e também tem a vantagem de economizar até 30% dos seus custos :  

  • Distribuidora de Energia: Esta fatura deve ser quitada junto à distribuidora que está relacionada ao serviço prestado na distribuição da energia.  
  • Fornecedor de Energia: esta fatura deverá ser paga diretamente ao fornecedor de energia, respeitando as condições acordadas em seu contrato. 
  • CCEE: Pagamentos de encargos, associação contributiva e ajustes financeiros decorrentes das operações no mercado livre de energia 
  • Gestora: nós da MTC Energy te assessora nas decisões e operacionalização das atividades necessárias no mercado livre de energia. 

Quer saber mais sobre o quanto esse mercado pode te ajudar a reduzir custos e ter mais sustentabilidade? Acompanhe nossos próximos posts e nossas redes sociais.  

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Open chat