fbpx

Fontes de Energia Renováveis: uma excelente opção para sua empresa

Empresas que participam do Mercado Livre de Energia (ACL), além dos conhecidos benefícios financeiros como redução de custos e previsibilidade de caixa com despesas de energia elétrica, estas empresas ainda conseguem uma forma eficiente de colaboração com o meio ambiente.

Existem empresas que compram contratos de energia renovável suficiente para cobrir 100% do seu consumo anual de eletricidade e conquistando certificação de consumo de energia renovável e se orgulham de serem as pioneiras na conquista deste importante marco. Orgulho esse que também é compartilhado pelos seus funcionários e clientes.

Investimento em um futuro mais promissor para toda a sociedade

Fazer parte do Mercado Livre de Energia é ir além de somente investir e obter ganhos financeiros com a compra de energia elétrica mais barata para suas operações.

As empresas que participam do ACL, podem fomentar todo um mercado que desenvolve a produção e o consumo de energia sem carbono, colaborando para tornar a energia elétrica mais acessível para consumidores de todos os tipos e tamanhos.

Promover as soluções e os investimentos para o consumo de energia produzida por fontes renováveis (sem carbono), incentivará outros empresários a aprender mais sobre todo o potencial da energia renovável, incentivando a solução de centenas de desafios ambientais em todo o planeta.

Compartilhar suas tecnologias ou tornar de conhecimento do mercado que sua empresa compra energia renovável através do Mercado Livre, tem sido cada vez mais bem visto pela sociedade e pelos consumidores destas empresas, que se fidelizam e cada vez mais e procuram consumir produtos de empresas engajadas com o meio ambiente.

03 Fontes de Energia Renováveis no Mercado Livre de Energia

1. Energia Solar (Fotovoltaica) – Preços competitivos no ACL

A negociação da energia solar no Mercado Livre de energia é hoje uma das melhores opções para os consumidores de energia no Brasil. (da onde vem essa afirmação, porque é melhor, qual fonte?)

A fonte de energia fotovoltaica vem oferecendo preços cada vez mais competitivos e inferiores, isso se comparada com outras fontes conhecidas de energia renováveis, como Centrais Hidrelétricas (CGHs e PCHs) e biomassa.

O mercado de geração de energia solar vem evoluindo e se modernizando e os atuais preços são o resultado da evolução de seus equipamentos e da acirrada competição entre empreendedores.

De acordo com muitos analistas de mercado, (quais?, falta fonte nos textos) a energia solar fotovoltaica pode impulsionar o próximo grande salto do dinâmico mercado livre de energia livre a curto, médio e longo prazos.

2. Energia Eólica – Excelente qualidade dos ventos no Brasil

A Energia Eólica é produzida pela massa de ar em movimento, ou seja, a força dos ventos e captada e aproveitada por grandes aero-geradores.

É atualmente uma fonte de energia renovável em ampla expansão no Brasil, contribuindo fortemente para redução de impactos ambientais e gera centenas de empregos e renda para proprietários de terras.

Ainda em expansão no país, já participa com cerca de 9% (geração ou potencia instalada?) de toda a matriz elétrica do país, chegando a marca de 16GW no primeiro semestre de 2020 (fonte ABEEólica), o Brasil está hoje na 7ª posição no Ranking Mundial do Global Wind Energy Council (GWEC). De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo médio residencial (per capta ou por residência?)no Brasil, no ano de 2019, foi de 162 kWh por mês, portanto pode afirmar que  a energia eólica abasteceu 76,7 milhões de pessoas( ou residências a depender da referencia acima).

3. Biomassa – O combustível que move o país

A geração de energia através da biomassa se dá pela queima de materiais orgânicos não fósseis, como bagaço da cana-de-açúcar, o álcool, madeira, etc.

Um dos principais pontos da utilização desse sistema de geração de energia está no aproveitamento de resíduos.

Os biocombustíveis como: biogás, bioalcool, biodiesel e outros, são obtidos na transformação desses resíduos orgânicos.

Apesar de a queima desses materiais liberarem gases poluentes, ela ainda é considerada uma fonte de energia limpa, pois todo CO2 gerado é sequestrado no cultivo dos materiais orgânicos.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Open chat