Empresas que participam do Mercado Livre de Energia (ACL), além dos conhecidos benefícios financeiros como redução de custos e previsibilidade de caixa com despesas de energia elétrica, estas empresas ainda conseguem uma forma eficiente de colaboração com o meio ambiente.
Existem empresas que compram contratos de energia renovável suficiente para cobrir 100% do seu consumo anual de eletricidade e conquistando certificação de consumo de energia renovável e se orgulham de serem as pioneiras na conquista deste importante marco. Orgulho esse que também é compartilhado pelos seus funcionários e clientes.
Investimento em um futuro mais promissor para toda a sociedade
Fazer parte do Mercado Livre de Energia é ir além de somente investir e obter ganhos financeiros com a compra de energia elétrica mais barata para suas operações.
As empresas que participam do ACL, podem fomentar todo um mercado que desenvolve a produção e o consumo de energia sem carbono, colaborando para tornar a energia elétrica mais acessível para consumidores de todos os tipos e tamanhos.
Promover as soluções e os investimentos para o consumo de energia produzida por fontes renováveis (sem carbono), incentivará outros empresários a aprender mais sobre todo o potencial da energia renovável, incentivando a solução de centenas de desafios ambientais em todo o planeta.
Compartilhar suas tecnologias ou tornar de conhecimento do mercado que sua empresa compra energia renovável através do Mercado Livre, tem sido cada vez mais bem visto pela sociedade e pelos consumidores destas empresas, que se fidelizam e cada vez mais e procuram consumir produtos de empresas engajadas com o meio ambiente.
03 Fontes de Energia Renováveis no Mercado Livre de Energia
1. Energia Solar (Fotovoltaica) – Preços competitivos no ACL
A negociação da energia solar no Mercado Livre de energia é hoje uma das melhores opções para os consumidores de energia no Brasil. (da onde vem essa afirmação, porque é melhor, qual fonte?)
A fonte de energia fotovoltaica vem oferecendo preços cada vez mais competitivos e inferiores, isso se comparada com outras fontes conhecidas de energia renováveis, como Centrais Hidrelétricas (CGHs e PCHs) e biomassa.
O mercado de geração de energia solar vem evoluindo e se modernizando e os atuais preços são o resultado da evolução de seus equipamentos e da acirrada competição entre empreendedores.
De acordo com muitos analistas de mercado, (quais?, falta fonte nos textos) a energia solar fotovoltaica pode impulsionar o próximo grande salto do dinâmico mercado livre de energia livre a curto, médio e longo prazos.
2. Energia Eólica – Excelente qualidade dos ventos no Brasil
A Energia Eólica é produzida pela massa de ar em movimento, ou seja, a força dos ventos e captada e aproveitada por grandes aero-geradores.
É atualmente uma fonte de energia renovável em ampla expansão no Brasil, contribuindo fortemente para redução de impactos ambientais e gera centenas de empregos e renda para proprietários de terras.
Ainda em expansão no país, já participa com cerca de 9% (geração ou potencia instalada?) de toda a matriz elétrica do país, chegando a marca de 16GW no primeiro semestre de 2020 (fonte ABEEólica), o Brasil está hoje na 7ª posição no Ranking Mundial do Global Wind Energy Council (GWEC). De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo médio residencial (per capta ou por residência?)no Brasil, no ano de 2019, foi de 162 kWh por mês, portanto pode afirmar que a energia eólica abasteceu 76,7 milhões de pessoas( ou residências a depender da referencia acima).
3. Biomassa – O combustível que move o país
A geração de energia através da biomassa se dá pela queima de materiais orgânicos não fósseis, como bagaço da cana-de-açúcar, o álcool, madeira, etc.
Um dos principais pontos da utilização desse sistema de geração de energia está no aproveitamento de resíduos.
Os biocombustíveis como: biogás, bioalcool, biodiesel e outros, são obtidos na transformação desses resíduos orgânicos.
Apesar de a queima desses materiais liberarem gases poluentes, ela ainda é considerada uma fonte de energia limpa, pois todo CO2 gerado é sequestrado no cultivo dos materiais orgânicos.