fbpx

Energia renováveis utilizadas no Brasil

Fontes de energia renováveis são recursos naturais inesgotáveis e usados para produção de energia. As fontes energéticas renováveis trazem diversas vantagens tanto para empresas quanto para sociedade, pois agridem minimamente ao meio ambiente, podendo ainda reduzir custos para sua empresa.

Alguns exemplos de energia renovável utilizadas em todo o mundo, seja em larga ou pequena escala, são: energia solar, energia eólica, energia hídrica, energia maremotriz, energia ondomotriz (que vem das ondas do mar), energia geotérmica e a biomassa como combustível sustentável.

Novas energias renováveis vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, visando minimizar os impactos ambientais no consumo de energia e em novas tecnologias, porém ainda não são aplicadas em larga escala, devido a adaptação e contratação.

Quais são as fontes renováveis de energia?

As principais fontes energéticas renováveis são a luz do sol, água dos rios, força dos ventos, materiais orgânicos, força das ondas, força das marés, calor do interior da Terra, dentre outras menos relevantes atualmente..

Você conhece as fontes de energia não renováveis?

Entre as fontes de energia não renováveis encontram-se fontes de energia derivadas de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral, o xisto, gás natural, e fontes de energia nuclear, como o Urânio e o Tório. A principal diferença entre as energias renováveis e não renováveis é a limitação de uso, ou seja, as fontes não renováveis são finitas e degradam o meio ambiente, já as renováveis, como o nome já diz, são renováveis e acabam não agredindo o meio ambiente, trazendo uma consciência verde e sustentável para sociedade.

Atualmente, a energia hidrelétrica proveniente de grandes empreendimentos, como Itaipu e Belo Monte, não são consideradas renováveis pelo grande impacto ambiental e social, apesar da força d’água em si ser considerada uma fonte renovável. As PCH’s e CGH’s, que são gerações hidrelétricas pequenas, são consideradas como renováveis.

Conheça as fontes de energia renováveis utilizadas no Brasil

O Brasil possui como principal fonte de energias hidrelétricas, que fazem parte de mais da metade da geração de energia no país e atende tanto o mercado cativo quanto o mercado livre, porém vemos um crescimento na procura de novas energias renováveis, como a energia solar e eólica. Estima-se que até 2050 a quantidade de energia gerada por painéis solares alcance entre 78 e 128 GW.

No Brasil, utilizamos as seguintes fontes de energia:

Energia Solar

A energia solar é considerada renovável pois é criada a partir do calor do sol, portanto, enquanto houver luz solar, esta energia pode continuar a ser usada. Além dela ser uma energia sustentável e possui baixo impacto ambiental, sendo uma fonte de energia limpa e sustentável.
A energia solar é captada quando a energia do sol é convertida em energia elétrica ou usada para aquecer água ou outros líquidos. Energia Oceânica

Energia Geotérmica

No Brasil, a energia geotérmica é utilizada apenas na forma de água aquecida, como no caso dos parques termais de Caldas Novas (GO) e Poços de Caldas (MG) mas ainda não é utilizado para se gerar energia renovável para outros segmentos.

Energia da Biomassa

Biocombustíveis, tais como etanol, biodiesel e biogás são as principais fontes de energia através da biomassa utilizadas no Brasil, sendo fontes renováveis limpas. Outras formas de energia renovável por Biomassa já são utilizadas como briquetes para queima e produção de energia, biomassa das algas e outras.

Energia Hídrica

A energia hidrelétrica utiliza a água em movimento para gerar energia elétrica. A pressão da água que flui sobre as lâminas de uma turbina roda um eixo e aciona um gerador elétrico, convertendo o movimento em energia elétrica, sendo um produtor de energia limpa.

As usinas hidrelétricas consideradas renováveis no Brasil são divididas em  Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e Central Geradora Hidráulica (CGH).

Energia Eólica A energia eólica é gerada através da conversão de correntes de vento em energia elétrica, usando turbinas eólicas. A energia eólica é considerada uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável. Os geradores eólicos são produzidos nas mais diversas potências indo desde alguns poucos Watts de potência até grandes geradores de alguns MWs de potência. No Brasil esta fonte de energia renovável está crescendo cada vez mais e já começa a fazer diferença na matriz energética brasileira, tornando está mais sustentável e limpa. Existe alguns projetos se iniciando no Brasil para geração de energia eólica off-shore, ou seja, nos mares.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email