fbpx

Diferenças entre o mercado cativo e o mercado livre de energia

O Setor Elétrico Brasileiro é dividido em grandes segmentos que compõem a cadeia de energia elétrica. Nessa cadeia encontram-se os consumidores, que podem atuar em dois ambientes o Mercado Cativo e o Mercado Livre de energia.

O Mercado Cativo e o Mercado Livre existem para compra e venda de energia elétrica. A diferença é que no Mercado Cativo, os consumidores são atendidos pelas distribuidoras de energia que possuem concessão para vender energia naquela região, exemplo, a empresa que distribui energia em São Paulo é a Enel. Já no Mercado Livre a compra é feita pelos consumidores diretamente das comercializadoras ou geradores, através de contratos com condições livremente negociadas, como preço, prazo e volume.

Conheça os consumidores cativos

Qualquer empresa pode estar no mercado cativo, se assim ela optar adquirindo energia através da Distribuidora local. Esses consumidores são divididos em dois grupos:

  1. GRUPO de Baixa Tensão;
  2. GRUPO de Alta Tensão.

Mercado Cativo de Energia

O Mercado Cativo (Ambiente de Contratação Regulado – ACR) é destinado à compra e venda de energia elétrica entre geradores, importadores de energia e distribuidores, que adquirem energia visando atender à carga dos consumidores que não têm a opção de escolher seu próprio fornecedor. Nesse mercado, as distribuidoras contratam energia das geradoras por meio de leilões autorizados pelo governo e órgãos do setor que regulam, contabilizam e instituem regras.

Hoje, os consumidores cativos são obrigados a estar abaixo de uma distribuidora de energia, que também tem apenas opção de contratar energia através desses leilões regularizados pelo governo

Além que no Mercado Cativo é que cada unidade consumidora paga apenas uma fatura de energia por mês, que inclui o serviço de distribuição, a geração da energia e as tarifas, que são reguladas pelo governo.

Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia

Existem regras e penalidades muito rígidas para migração de novos consumidores para o mercado livre de energia. O consumidor que tem interesse em migrar para o ACL (Ambiente de Contratação Livre) deve cumprir algumas regras impostas pela legislação, sendo a principal delas a quantidade de demanda contratada com a distribuidora.

Os interessados devem solicitar a migração para o mercado livre na sua Distribuidora e ter ciência de que para retornar se necessário ao Mercado Cativo o processo é similar ao da migração.

Os consumidores do mercado livre de energia podem negociar seus contratos de energia de acordo com o tamanho da sua carga e conforme as regras vigentes do setor.

Vantagens e Desvantagens do Mercado Cativo e do Mercado Livre

Vamos conhecer algumas vantagens e desvantagens desses segmentos que fornecem energia.

Vantagens do Mercado Cativo

  • O valor pago pela energia já inclui o custo da energia e dos serviços de uso e distribuição;
  • Reajustes das tarifas anuais deixa o consumidor menos exposto à variações do preço de energia no curto prazo (horizonte mensal de previsão).

Desvantagens do Mercado Cativo

  • Custos de energia elevado;
  • Consumidor não pode escolher o fornecedor de energia de forma livre;
  • O valor da tarifa é definido pela ANEEL, deixando o consumidor sem gerenciamento nenhum sobre este custo

Vantagens do Mercado Livre

  • Existe liberdade de escolha de quem comprar e como comprar energia, negociando livremente os acordos contratuais, levando em conta valores e qualidade dos serviços contratos e o perfil da sua empresa.
  • Os preços da energia em relação ao Mercado Cativo são mais atrativos, trazendo maior economia;
  • Contratação da energia através de contratos com preços e condições totalmente negociáveis a longo e curto prazo;
  • Melhor previsão orçamentária.

Desvantagens do Mercado Livre

  • Sem uma gestão adequada, o consumidor pode comprar mais ou menos energia do que foi utilizado, gerando maiores gastos.
  • O Mercado Livre é mais complexo e exige uma gestão de energia extremamente organizada para não correr riscos.

E então? Após analisar essas informações, qual dentre essas opções sua empresa se encaixa melhor? A MTC Energy está preparada para atender sua empresa e fornecer serviços de qualidade dentro do Mercado Livre de Energia atendendo a sua demanda e ao seu perfil.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email