fbpx

Descubra as vantagens para os Consumidores do Mercado Livre de energia

As vantagens para as empresas que consomem energia elétrica do Mercado Livre são muitas. Partimos da redução de custos e previsibilidade financeira e chegamos até a possibilidade de consumir energia de fontes renováveis, permitindo ainda que sua empresa atue com mais responsabilidade junto ao meio ambiente.

Redução de custos para as empresas consumidoras

Observando o lado financeiro das empresas um dos benefícios diretos que o Mercado Livre de Energia agrada muitos aos gestores, é a liberdade operar com diferentes fornecedores, deixando a negociação aberta sempre do lado do cliente. Ou seja, sua empresa.

Neste caso, sua empresa poderá buscar no mercado os fornecedores com as opções financeiras mais vantajosas para o seu negócio, permitindo comprar de quem possue a energia mais barata.

Leia mais em: Como Migrar para o Mercado Livre de Energia

Previsibilidade no fluxo de caixa da empresa

Por vezes as organizações conseguem ter uma noção macro dos seus números, mas quando falamos de resultados financeiros num futuro próximo este “jogo vira” e tudo fica bem mais nebuloso.

A boa notícia é que o Mercado Livre de Energia pode colaborar com os gestores financeiros e controllers, ajudando a resolver parte destas questões.

Sua empresa poderá optar em comprar antecipadamente energia obtendo boas negociações de preços, mantendo o fluxo de caixa previsível por um bom período.

Esta é uma boa dica para que os gestores possam realizar seus fechamentos e produzir relatórios financeiros mais assertivos.

Adoção do conceito de Marketing Sustentável

Atualmente a manutenção de um planeta saudável passou a ser a base do equilíbrio e sucesso de alguns negócios. Muitas empresas percebem e compreendem como usar o Marketing Sustentável para agregar valor de imagem e uma boa reputação frente aos seus clientes e mercados.

Isso significa que adotar aspectos de respeito e menor impacto ao meio ambiente, permite usar incorporar o consumo de energias renováveis em um dos pilares que contribuem na formação do planejamento estratégico de sua empresa.

Vantagens do Mercado Livre de Energia para o Meio Ambiente

Muito se fala sobre a preservação dos recursos naturais do planeta e crescem as exigências dos países para a conscientização da falta de recursos fósseis e a redução atual da emissão dos gases causadores do efeito estufa.

Neste cenário, cresce no Brasil o Mercado Livre de Energia, onde vemos cada vez um número maior de empresas que buscam fazer parte deste movimento e contribuir para a sustentabilidade que o setor energético oferece.

Com base nesta necessidade, pequenas e médias empresas geradoras de energia elétrica surgem neste momento com o objetivo de desenvolver neste setor um processo “ponta a ponta” de geração de energia limpa, viabilizando diretamente o abastecimento deste mercado de empresas consumidoras ávidas por contratos de energia renovável.

Case Honda Energy – Xangri-lá (RS)

A montadora japonesa Honda, teve como seu principal objetivo ao decidir construir um parque eólico no Rio Grande do Sul, atender a uma determinação do presidente mundial da empresa, que definiu inicialmente uma redução de 30% das emissões da empresa de CO2 até 2030. Hoje esse número foi elevado para 50% até 2050.

A construção do parque eólico Xangri-lá, no litoral do Rio Grande do Sul, custou cerca de R$ 100 milhões e a cidade foi escolhida por ter boa disponibilidade de vento e conta com nove turbinas de 3 Megawatts (MW) cada uma e capacidade instalada de 27 MW.

Isto é suficiente para abastecer uma cidade de 35 mil pessoas!

Oportunidades para Empresas Geradores de Energia Renovável

Atualmente o Mercado Livre de Energia se apresenta como uma excelente opção para empresários que buscam desenvolver novas Empresas Geradoras de Energia para o setor elétrico brasileiro.

O Mercado Livre de Energia é bilateral e ainda pouco estruturado. Como grande parte da sua movimentação de compra e venda se dá por meio de contratos de balcão, existe um bom espaço para uma rápida evolução permitindo que as Geradores de Energia consigam rapidamente se estrutur sem custos elevados para um futuro modelos de leilão.

Além de se beneficiarem com as novas legislações do setor regulatório, as geradoras de energia possuem muita flexibilidade em sua operação, algo que agrada muito aos empresários deste setor.

Algumas das vantagens que destacamos e que as empresas deste setor encontram:

  • Possibilidade de efetuar a venda direta para os consumidores finais, permitindo que estas empresas implantem com seus próprios modelos e mecanismos comerciais.
  • Comercialização de serviços coligados a geração de energia, permitindo aumentar seu portfólio de produtos/serviços e criando ofertas de serviços diferenciados para seus clientes finais. Exemplo: serviços de internet, tv a cabo, gás, seguros e outros.
  • Possibilidade de as geradoras proporcionarem a longo prazo, uma redução de impactos ambientais e fazendo negócios com clientes que além de menores preços buscam suporte para programas de eficiência energética em suas empresas.

De forma geral esta atratividade para a comercialização de “serviços de energia” é analisada na perspectiva de uma atividade comercial integrada: venda de energia elétrica mais serviços, algo que agrada muitos os investidores do segmento do Mercado Livre de Energia.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Open chat