fbpx

8 dicas para reduzir os custos de Energia Elétrica em sua Empresa

Ao compararmos o consumo de energia entre uma casa ao de uma empresa, é óbvio que o ambientes de trabalho consomem mais eletricidade. Em um cenário de tarifas cada vez mais altas que se faz necessário encontrar maneiras de reduzir esses custos e como economizar energia elétrica em uma empresa.

Com pequenas mudanças de hábitos e na estrutura é possível tornar a redução de custos na empresa algo real, basta tomar algumas medidas. Nesse artigo vamos trazer algumas dicas para você reduzir seus custos em energia elétrica.

Dica 1: Troque aparelhos e equipamentos ultrapassados

Um dos pontos que mais consomem energia elétrica são equipamentos mais antigos ou que não passam por manutenção, como bombas, sistemas de ar condicionado, máquinas industriais, entre outros. Procure trocá-los por equipamentos mais modernos: normalmente são produzidos para serem eficientes e econômicos, e essa troca pode até mesmo pagar em alguns meses o investimento realizado. Tenha o cuidado também de realizar a manutenção de todos os equipamentos, garantindo um bom funcionamento e alta durabilidade. Atente-se também ao planejamento da sua instalação elétrica, é importante o uso de tomadas específicas para casos de equipamentos de alta potência caso isso ocorra, o aparelho pode não trabalhar da forma correta além de aumentar o consumo de energia.

Dica 2: Fique de olho no ar condicionado

O ar condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica em muitas empresas, porém algumas atitudes podem te ajudar com essa questão, como por exemplo, utilizar somente em alguns períodos, fazer manutenções regulamente, e a utilização de umidificadores de ar também podem ser um bom recurso para redução de custos.

Dica 3: Pinte o ambiente com cores claras

É muito difícil eliminar totalmente o uso de lâmpadas em um ambiente de trabalho, visto que iluminação é algo extremamente necessário, mas algumas dicas podem ajudar no melhor aproveitamento tanto da luz artificial como natural. Uma dessas alternativas é pintar os ambientes com cores claras, que irão refletir e espalhar melhor a luz, outra dica é diminuir o número de divisórias que possam dificultar a difusão da luz, ou procure instalar divisórias mais baixas e uso de mobílias claras também pode ajudar.

Dica 4: Contratação de energia: cativo vs livre

Contratar energia no mercado livre pode ser uma saída para reduzir os custos com energia elétrica da sua empresa, devido os benefícios que sua empresa tem migrando do mercado cativo para o mercado livre, como por exemplo: livre escolha de fornecedor, previsão orçamentária, energia para empresas do mesmo grupo, todos esses benefícios são disponibilizados pelos serviços da MTC Energy, saiba mais informações em nosso site.

Dica 5: Troque suas lâmpadas por modelos mais econômicos

As lâmpadas de LED estão no topo da lista de indicações quando a pergunta é qual tipo de iluminação usar. Elas possuem excelentes benefícios. A lâmpada de LED possui o menor consumo de energia, além de ser mais eficiente quando comparada com outros tipos de lâmpadas.

Dica 6: Desligue as luzes e equipamentos quando sair

Essa é uma das maneiras mais simples de se economizar energia, apague as luzes e procure desligar todos os equipamentos, como por exemplo compressores, quando não estiverem sendo utilizados.

Você pode optar por soluções tecnológicas como sensores de presença, dimmers, temporizadores e automação são alguns exemplos que podemos aproveitar.

Dica 7: Evite o pico de consumo de energia

Caso a empresa esteja no mercado cativo de energia, entre 17h e 22h, aproximadamente, é o período denominado horário de ponta, que é quando a energia se torna mais cara para os consumidores. Isso acontece, pois é o período em que as pessoas vão para casa e realizam atividades que podem ter um alto consumo de energia, além de muitas fábricas que funcionam 24h por dia. Nesse período de tempo as tarifas podem ter um preço mais elevado.
Se for conveniente para o seu negócio, adaptar seus horários de funcionamento ou de alguns funcionários pode ser uma alternativa de reduzir os custos com energia elétrica.

Dica 8: Conscientize os colaboradores

Sempre que possível, procure instruir seus funcionários sobre esses cuidados. Palestras, dinâmicas, treinamentos, informativos por e-mail, cartazes, são inúmeras as possibilidades de instruir e incentivar seus funcionários a saberem como economizar energia e reduzir os custos em sua empresa.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email